• PDF

Planta

O município de Uruaçu encontra-se localizado no norte goiano, pertence  a região do Lago Serra da Mesa,  seu clima é tropical úmido, com temperatura em média de 26°C.

Mapa do Goiás Sua vegetação é típica do cerrado, pode ser observado em toda a sua acepção desde Cerradão, Campo Sujo, Campo Limpo, Campo Rupestre, Cerrado Strictu Sensu, Veredas, Matas Secas e Ciliares. No inicio do século XX, Mudaram-se para a região vindos da então São José do Tocantins hoje Niquelândia, a família do Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho, fundadores do Arraial de Sant’Ana, antiga Fazenda Passa Três hoje município de Uruaçu. Apartir das décadas de 1910 surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais, 1915 a construção da primeira escola, 1920 começaram a surgir serviços gerais e oficinas.  Sant’Ana foi elevado a distrito de Pilar de Goiás em 1924. Em 04 de Julho de 1931, com a lei 1.204/31 o interventor federal Pedro Ludovico Teixeira  desmembra o município de pilar, nos anos 30 e 40 iniciou-se um fluxo migratório para região. Em 1943 Sant’Ana passou a se chamar Uruaçu. Em 1950 cria-se a FALUSA companhia de energia. Em 1968 inaugura-se o serviço telefônico municipal.

Com o surgimento do Lago de Serra da Mesa 1996 Uruaçu começa ser  destaque nacional como a cidade banhada pelo segundo maior lago artificial do mundo, em 2010, outros empreendimentos como a Ferrovia Norte-sul e a Praia Generosa vem reforçar toda esta história, apartir de 2011 a cidade se consolida como o principal pólo turístico da região. Uruaçu é uma cidade bem localizada no estado ficando  próximo a Brasília e Goiânia, conta com infra-estrutura turística diferenciada sendo bem servida por hotéis, bares, restaurantes, segurança publica, educação superior e outros. Além da cordialidade de um povo hospitaleiro e amigo. Sua topografia varia de plana a ondulada com a presença de montanhas imponentes da Serra Dourada, com formações montanhosas de até 700m acima do nível do mar, possui acesso aéreo com pista adequada para receber aviões  de médio porte.

Os principais atrativos são o Lago Serra da Mesa, a Praia Generosa, o Memorial Serra da Mesa, e as Cachoeiras.