• PDF

Dados do Lago

O "Lago de Serra da Mesa" é o maior lago artificial do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de m³ e uma área de 1.784 km². Ele atingiu 8 municípios. Uruaçu teve o privilégio de ser o único município a ter o seu perímetro urbano banhado pelo Lago do reservatório da Usina de Serra da Mesa, um espetáculo de rara beleza, belas ilhas e praias. Este mar de água doce colocou Uruaçu em destaque, sendo o ponto turístico mais visitado no período de férias e feriados, pela beleza das águas, estrutura da cidade e por sua grande quantidade de peixes, como Tucunaré, Caranha, Curvina, Jaú, Fidalgo, Piau, Pacu, Barbado etc.

Formado pelos rios Tocantins, Traíras e Maranhão, tornou-se uma das melhores regiões para pesca esportiva de peixes como o Tucunaré, campeão de preferência dos pescadores de iscas artificiais.

Suas águas são alcalinas, dificultando assim a proliferação de mosquitos, pernilongos e mutucas, tornando esportes aquáticos viáveis.

O lago é rodeado por morros com elevações que podem alcançar os 1400 metros de altitude, tornando a paisagem exuberante.

Clima

O Lago da Serra da Mesa possui um clima quente e seco no inverno e quente e úmido no verão. No inverno, as temperaturas mínimas podem alcançar os 15°C, 14°C e as máximas, passarem dos 33°C. A menor temperatura possivelmente teria ocorrido em 1975, mas não há registros que confirmem tal fato. Mas de acordo com relatos de registros de temperatura de outras cidades próximas, as mínimas em Niquelândia, nessa época, deveriam ter ficado entre 8°C e 11°C. No verão há ocorrências de chuvas constantes que podem durar até uma semana seguida (isso devido à umidade amazônica). Há pouca amplitude térmica durante o ano.

  • Temperaturas típicas de um dia de outono: mín. 19°C/máx.30°C;
  • Temperaturas típicas de um dia de inverno: mín. 15°C/máx.32°C;
  • Temperaturas típicas de um dia de primavera: mín. 23°C/máx.36°C;
  • Temperaturas típicas de um dia de verão: mín. 22°C/máx.30°C.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_de_Serra_da_Mesa